O grupo "Originais do Samba" foi um conjunto musical brasileiro dedicado ao gênero do samba. Ele foi fundado na década de 1960 no Rio de Janeiro por ritmistas de escola de samba e eram conhecidos por suas performances animadas e suas letras que muitas vezes retratavam a vida nas comunidades e os temas do cotidiano.
O grupo começou sua carreira se apresentando em teatros, incluindo o palco do Copacabana Palace, onde realizou o espetáculo "O Teu Cabelo Não Nega".
Se transferiram para São Paulo após sua turnê pelo México, e em 1968 acompanharam Elis Regina na música vencedora da I Bienal do Samba, Lapinha, de Baden Powell e P.C. Pinheiro.
Já no ano seguinte gravaram a música "Cadê Teresa", de Jorge Ben, que fez grande sucesso. Participaram de festivais e ganharam discos de ouro pela vendas de suas gravações, principalmente nos anos 70, combinando o canto uníssono, a roupa padronizada e boa dose de humor, tocando com grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Jair Rodrigues, Vinicius de Moraes e mundial, como Earl Grant. Além disso, fizeram turnês internacionais pela Europa e Estados Unidos, e foram o primeiro conjunto de samba a se apresentar no Olympia de Paris.
Alguns de seus maiores sucessos são “Tá Chegando Fevereiro” (Jorge Ben/ João Melo), “O Lado Direito da Rua Direita” (Luiz Carlos/ Chiquinho), “A Dona do Primeiro Andar”, “O Aniversário do Tarzan” e “Esperanças Perdidas” (Adeilton Alves/ Délcio Carvalho), “E Lá se Vão Meus Anéis” (Eduardo Gudin/ P.C. Pinheiro), “Tragédia no Fundo do Mar (Assassinato do Camarão)” (Zeré/ Ibrahim), “Se Papai Gira “(Jorge Ben), “Nego Véio Quando Morre”.
Em 1997 gravaram um CD comemorativo pelos 30 anos de carreira, e atualmente continuam se apresentando no Brasil. O grupo era formado por músicos talentosos, como Mussum, Bigode, Lelei, Rubão, Mestre Tramela, Bidi e outros, e suas canções se tornaram clássicos do samba.
Eles foram pioneiros em manter viva a tradição do samba, enquanto muitos outros estilos musicais ganhavam popularidade no Brasil. O grupo lançou diversos álbuns ao longo de sua carreira e contribuiu para a preservação e propagação do samba autêntico. Os Originais do Samba deixaram um legado duradouro na música brasileira e são lembrados como um dos grupos mais importantes do gênero.